A Associação Médica Brasileira no Maranhão (AMB-MA) manifesta seu profundo pesar e repúdio à crescente violência contra profissionais de saúde e estudantes, em especial à trágica morte do estudante de Medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, da Universidade Anhembi Morumbi, ocorrido no dia 20 deste mês. Nesse momento de dor, nos solidarizamos com a família, amigos e colegas do jovem, e estendemos nossas condolências ao pai, o médico cardiologista Dr. Júlio César Acosta Navarro, à mãe, a médica intensivista Dra. Silvia Mônica Cardenas Prado, e a todos os que o conheceram.
Nos últimos dias, o país tem sido palco de atos de violência contra aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado da saúde. Só nesta semana, um médico foi assassinado em uma unidade de saúde em Mato Grosso do Sul, o que evidencia a urgência de ações efetivas para garantir a proteção de profissionais da área.
Dados recentes do Conselho Federal de Medicina revelam um cenário alarmante: a cada três horas, um médico no Brasil é vítima de violência, um reflexo de um problema estrutural que envolve pacientes, familiares e até desconhecidos. De 2013 a 2024, foram registrados mais de 38 mil boletins de ocorrência relacionados a atos violentos contra médicos.
A AMB-MA repudia veementemente qualquer tipo de violência – seja ela física, psicológica ou verbal – contra médicos, profissionais de saúde e estudantes. O respeito àqueles que se dedicam ao cuidado da saúde deve ser incondicional. A sociedade precisa entender que um ambiente seguro é fundamental para o bom desempenho da medicina e para a garantia de um atendimento humanizado e de qualidade.
Portanto, reafirmamos nosso compromisso com a luta pela segurança e dignidade dos profissionais da saúde e reforçamos a necessidade urgente de medidas protetivas adequadas, para que casos como este não se repitam. A AMB-MA está ao lado de todos os profissionais e alunos de Medicina, e continuará a atuar em prol da construção de um ambiente mais seguro e justo para todos.
Dr. Euler Nicolau Sauaia Filho
1° vice-presidente da AMB-MA