Entre os dias 14 e 16 deste mês, o Dr. Anselmo Alves de Souza (CRM-MA 9607), segundo vice-presidente da Associação Médica Brasileira no Maranhão (AMB-MA), marcou presença no XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI), realizado no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Considerado o maior da classe médica no país, o evento reuniu 3.000 participantes de vinte nacionalidades, trezentos palestrantes nacionais e internacionais, bem como trezentas palestras e conferências.
Com a temática “tecnologia, humanização e reintegração”, o CBMI debateu pautas como o papel de novas tecnologias, a incorporação da Inteligência Artificial na medicina, a gestão de processos assistenciais e, ainda, os cuidados diários nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sempre com foco na humanização do atendimento.
O Dr. Anselmo Alves desempenhou um papel importante no Congresso, atuando como instrutor da Amib em Cena – um treinamento de simulação realística em reanimação cardiopulmonar (RCP); moderador em mesas de casos clínicos sobre hepatite aguda grave, insuficiência cardíaca, asma refratária e ECMO V-V; debatedor sobre a formação de médicos intensivistas; e avaliador de trabalhos científicos e da prova prática ao título de especialistas em medicina intensiva. O doutor também ministrou o curso de Fundamentos em Medicina Intensiva.
Nas palavras do segundo vice-presidente da AMB-MA, o XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva é um marco no aprimoramento da medicina intensiva no país. “O evento proporcionou conhecimentos que geram profissionais mais qualificados para cuidar de pacientes dentro das Unidades de Terapia Intensiva”, afirmou.
O Congresso reafirmou a relevância da troca de experiências e atualização constante da excelência no cuidado intensivo, consolidando-se como referência na classe médica.