AMB Maranhão

A vida é a melhor escolha: setembro amarelo – mês de alerta e prevenção ao suicídio

De acordo com pesquisa realizada pela OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo.

No Brasil, em média 38 pessoas por dia tiram a sua própria vida – anualmente são registrados aproximadamente 14 mil casos de suicídio alarmante.

De acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos.

São números alarmantes e, de acordo com o presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva, “Precisamos orientar para conscientizar, prevenir e no mês de setembro concentramos os nossos esforços e vamos para a prevenção efetiva do suicídio. A morte por suicídio é uma emergência médica e pode ser evitada através do tratamento adequado do transtorno mental de base”,

Em razão disso, desde 2014, no mês de setembro, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP realiza a maior campanha anti estigma do mundo, o Setembro Amarelo®, que tem o objetivo de prevenir e reduzir os casos de suicídio.

A iniciativa que é realizada em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, em 2022 tem como mote “A vida é a melhor escolha!”. A campanha acontece durante todo o mês, mas o dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Para o Presidente da AMB Maranhão, Dr. José Albuquerque, “é importante que todos os profissionais de saúde estejam sempre atentos e hajam em parceria com psiquiatras para melhor conduzir e orientar os pacientes e salvar suas vidas”.

No site oficial da campanha estão disponibilizadas diversas informações e dados relevantes sobre as doenças mentais e o suicídio, assim como cartilhas de orientação aos médicos, à imprensa, aos pais e educadores, e à população em geral. O site também oferece materiais gráficos, como cartaz e panfleto, além de posts para as redes sociais.

Participe! Divulgue a campanha entre os seus amigos e ajude a salvar vidas. Acesse setembroamarelo.com

Fonte: Sociedade Brasileira de Psiquiatria

Postagens relacionadas