AMB Maranhão

4 de fevereiro: Dia Mundial do Câncer

Campanha criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) para inspirar mudanças e mobilizar ações por muito tempo.

O Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro) é uma campanha criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) para inspirar mudanças e mobilizar ações por muito tempo.

A campanha, realizada a cada 3 anos, tem como objetivo mostrar a importância de termos um mundo com acesso a serviços de câncer melhores e mais justos. Por isso, 2022 será o ano em que a campanha questionará o status quo para ajudar a reduzir o estigma. Assim, podemos construir uma visão mais justa do futuro – um futuro no qual as pessoas sejam mais saudáveis e tenham melhor acesso a serviços de saúde e de controle do câncer, não importando onde nasçam, cresçam, envelheçam, trabalhem ou vivam.

Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Não existe uma causa única para o câncer. Vários fatores, internos e externos, podem interagir dando início ao câncer. Porém, entre 80% e 90%, os casos de câncer estão associados a causas externas. Embora fatores genéticos tenham um importante papel na formação de tumores manter um estilo de vida com hábitos saudáveis pode ajudar muito na prevenção.

Existem diferentes tipos de câncer e correspondem aos vários tipos de células do corpo. Os carcinomas são os que começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas. Já os sarcomas tem como ponto de partida os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem. Além da do local de início, a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de fazer metástase, ou seja, invadir outros tecidos, também diferenciam os tipos de tumor.

Mas adotar algumas medidas pode ajudar na prevenção.

  • Não fumar;
  • Adotar uma alimentação saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Praticar atividades físicas;
  • Amamentar;
  • Realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
  • Vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
  • Vacinar-se contra a hepatite B;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Evitar carnes processadas;
  • Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
  • Evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
Instituto Nacional do Cancer – INCA
Union for International Cancer Control’s (UICC)

Maranhão e São Luis – Estimativa dos casos novos

Última modificação: 15/04/2020 | 14h31

Estimativas para o ano de 2020 das taxas brutas e ajustadas a  de incidência por 100 mil habitantes e do número de casos novos de câncer, segundo sexo e localização primária* (TABELA 16).

AMB Maranhão

Postagens relacionadas

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.